Leitura da bíblia em 1 ano: comece agora mesmo sua jornada diária de encontros com Deus

Após a leitura do livro A Cabana, de William P. Young — há 44 semanas na lista de mais vendidos de VEJA — aprendemos a desejar um relacionamento com Deus que esteja muito além de convenções e ritos criados pela humanidade ao longo dos séculos.

Seu autor retoma a idéia de que a Igreja Invisível não é composta meramente por comunidades religiosas específicas, mas por pessoas de todas as partes do mundo que verdadeiramente buscam orientação, paz de espírito e plenitude de vida, através de um relacionamento diário com Ele.

Entendemos que esse relacionamento ideal envolve pelo menos dois canais de comunicação: o falar com Deus e a leitura da bíblia. E é nesse segundo aspecto que desejamos ajudar você.

Alguns cristãos encaram a leitura integral da bíblia como uma maratona interminável e desistem ou adiam esse precioso hábito por anos e anos. No entanto, é muito mais difícil agradar alguém com quem pretendemos nos relacionar para sempre se não buscarmos informações acerca dessa pessoa.

E apesar da extensa literatura já disponível acerca dos propósitos de Deus para nossas vidas, acreditamos que estudos, best sellers, artigos, enfim, nada substitua a riqueza por trás da leitura diligente da atemporal Palavra de Deus. Isso porque, desde sua divulgação há séculos, vários e vários homens e mulheres têm descoberto novas lições de amor, consolo, paz e esperança. Ao ler a bíblia, você certamente encontrará e poderá compartilhar também as suas próprias descobertas com amigos, familiares e colegas de trabalho.

 

A planilha que disponibilizamos nesse mês foi desenvolvida em parceria com a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). Nessa versão, é possível iniciar sua leitura bíblica hoje mesmo e acompanhar o progresso através da sinalização de textos lidos e leituras pendentes pelos próximos 365 dias.

A seqüência de versículos proposta pela SBB apresenta três pequenos textos bíblicos por dia. Dessa forma, você poderá acompanhar momentos bíblicos distintos e identificar referências das leituras de uma semana com os textos da semana seguinte.

Sua jornada diária iniciará por temas bastante conhecidos: a vida de Jesus (Lucas 5 em diante), a criação do mundo e a natureza humana (em Gênesis) e o relacionamento com Deus cultivado pelo rei Davi (no livro de Salmos). Ou seja, você dará seus primeiros passos da caminhada guardando no coração o Plano de Amor que Deus reservou para todos nós.

A planilha abaixo é mais um guia para você experimentar as maravilhas de um Deus amoroso, conhecedor de todos os nossos defeitos (e mancadas mais incríveis!), e que, ainda assim, espera pacientemente por um relacionamento constante, sincero e totalmente dependente Dele.

Que Deus abençoe sua vida.

 

 

Utilizando a planilha

reidasplanilhas-planilha-calculadora-sonhos-metas-investimento

  1. A planilha é composta de duas abas: LEITURA e PROGRESSO. É possível alternar entre uma aba e outra utilizando os links no topo da página;
  2. Na aba de LEITURA, defina a data de início de sua leitura. Em seguida, recomendamos que você imprima o plano de leitura, a fim de que não tenha de ligar o computador toda vez que desejar continuar com os textos.Observe ainda que a seqüência de textos em cada coluna nem sempre segue a ordem dos livros da bíblia. Por exemplo: na primeira coluna, depois de ler o Evangelho de Lucas, você passará a ler a Carta de Paulo aos Hebreus.
  3. Diariamente, ao concluir a leitura dos textos bíblicos, marque-os com um “x” na folha impressa. Uma vez por semana, transfira a marcação da folha para a planilha e acompanhe os gráficos da aba PROGRESSO.Observação: Os textos pendentes ficarão sinalizados em vermelho até que você marque sua leitura.

Conheça também


Baixar gratuitamente

Leitura diária da Biblia em 365 dias