Mais orçamentos na praça, mais dinheiro no bolso

Retornamos às atividades esse mês com uma novidade para os nossos amigos representantes comerciais, vendedores autônomos e donos de microempresas.

Trata-se de uma planilha de geração de orçamento para pedidos de clientes, em que é possível cadastrar até 150 dados de clientes e até 200 produtos, além de calcular frete por unidades de medidas ou por quantidade de itens da entrega. Um desconto poderá ainda ser oferecido a partir de uma porcentagem ou por valor em Reais.

Inspirada nos pedidos por e-mail e de alguns de nossos amigos do Orkut, nessa versão você poderá até configurar o cabeçalho para incluir a logomarca e os dados de contato de sua empresa.

Essa pode ser a sua oportunidade de lançar os pedidos mais rapidamente e faturar mais negócios.

Aproveite!

 

Utilizando a planilha

reidasplanilhas-planilha-leitura-pessoal-livros

  1. Na aba CLIENTES, você poderá lançar os dados cadastrais de até 150 de seus clientes mais ativos, incluindo: descrição, documento (CNPJ/CPF), endereço, nome do contato, telefone e e-mail. Esses dados serão chamados automaticamente na aba ORÇAMENTO, assim que os códigos CLI001, CLI002, CLI003 etc. forem digitados na área de customização (topo do orçamento).
  2. Na aba PRODUTOS, preencha os dados dos produtos que serão utilizados no orçamento: descrição, unidade e valor unitário. Assim, na aba ORÇAMENTO, no detalhamento de pedido do orçamento, bastará lançar os códigos PRD001, PRD002, PRD003 etc. e definir a quantidade de cada produto a fim de que um total parcial seja automaticamente calculado no final da tabela.
  3. Na aba ORÇAMENTO, edite todas as informações de customização, a saber: código do cliente (para o orçamento atual), localidade, data da emissão e textos livres (linhas #1, #2) para a assinatura no final do documento. Você perceberá que os dados do cliente serão transportados da aba CLIENTES direto para o orçamento e os dados para a assinatura serão repetidos ao final do documento.
  4. Um número de orçamento para controle (ORÇAMENTO Nº. 20091009102356) está sendo gerado automaticamente, baseado na seqüência ANO > MÊS > DIA > HORA > MINUTO > SEGUNDO. Caso deseje colocar um outro controle, basta substituir a fórmula existente com o código desejado.
  5. Ainda na aba de ORÇAMENTO, há dois outros controles importantes: o cálculo do frete e o simulador de desconto.
    • No primeiro, você poderá cadastrar as unidades de medida e definir um valor de frete para cada caso: KG (und), QUILO (descrição), R$ 50,00 (FRETE UNIT.). A planilha pesquisará automaticamente entre os produtos incluídos no pedido quais atendem à unidade discriminada e contabiliza as quantidades (QTD) para gerar o valor total (FRETE TOTAL). Para produtos pequenos, como ferramentas, utensílios, peças em geral, cujo frete possa ser definido por viagem, há ainda a possibilidade de digitar o valor desejado na linha FRETE PARA ITENS DE UNIDADES NÃO RELACIONADAS. A soma dos dois valores é lançada no orçamento (CUSTOS COM TRANSPORTE – FRETE).
    • Para atribuir um desconto por valor, digite diretamente o valor na célula indicada do orçamento. Para calcular o desconto por uma porcentagem, defina o percentual no simulador e o valor será alimentado no orçamento (DESCONTO).
  6. Para editar o cabeçalho da planilha no MS Excel, procure a opção CONFIGURAR PÁGINA > CABEÇALHO/RODAPÉ > CABEÇALHO e substitua os dados de contato e a logomarca (1,40 cm de altura) pelos de sua empresa. Na planilha do BrOffice Calc, procure a opção FORMATAR > PÁGINA > CABEÇALHO e edite os dados de sua empresa.


Baixar gratuitamente

Orçamento simples para pedidos de clientes