Começando bem 2010: Orçamento pessoal e familiar aprimorado!

O ano de 2009 foi cheio de muitos desafios pessoais e, infelizmente, as oportunidades de dedicação ao blog reduziram bastante. Mas tentamos administrar o tempo e desenvolvemos uma nova abordagem para a planilha que ao longo de todos esses meses foi a campeã em downloads, com uma média mensal de 600+ downloads por mês até agora: planilha de orçamento pessoal e familiar.

Nessa nova versão da planilha de orçamento, vocês poderão acompanhar os resultados de todos os meses lançados, já na primeira aba. Para registro de lançamento das receitas e despesas utilizamos o conceito das movimentações financeiras entre contas (entradas, transferências e saídas).

Outro ponto forte foi a utilização de uma lista de contas, pois nessa versão você poderá, inclusive, lançar os seus gastos com cartão de crédito em uma conta específica (por exemplo: CRED1) e depois efetuar uma transferência da conta corrente principal (digamos, CC1) para cobrir o crédito utilizado.

Essa é uma ótima opção de planilha para quem desejar ter um controle mais detalhado e uma visão anual dos gastos realizados.

Por fim, desejamos dedicar essa planilha a um dos nossos leitores mais participativos até aqui: Wiler Coelho Júnior. Algumas das implementações dessa nova planilha foram adaptações de sugestões enviadas por ele. Valeu, Wiler!

Esperamos que vocês curtam esse presente de início de ano! Até a próxima.

*** Confira também a nova versão da planilha de orçamento familiar e pessoal (2011). ***

Utilizando a planilha

  1. Orçamento pessoal e familiar 2010: lista de contasNa primeira aba da planilha, certifique-se de que o ano de início do orçamento (no topo, em amarelo) está de acordo com o que você pretende trabalhar;
  2. A primeira tabela trata da lista de contas a serem incorporadas nas abas de lançamento mensal (M1, M2, M3M12). No exemplo em PDF, você verá uma sugestão de preenchimento. Em linhas gerais, defina uma sigla única (ex.: CC-1, X-CC1, DINH-1) e uma descrição para cada conta (ex.: Conta corrente do Banco X, Conta Poupança – Fulano etc.);
  3. Orçamento pessoal e familiar 2010: grupos de contasVocê também poderá criar grupos para visualizar as movimentações de todas as contas que contém aquele código em suas siglas (ex.: CC agrupará os dados de CC-1 e A-CC2).
  4. Orçamento pessoal e familiar 2010: lista para acompanhamento de despesas A última customização na primeira aba diz respeito à lista de despesas com códigos e descritivos únicos.Para facilitar, incluímos 26 sugestões de rótulos para agrupar suas despesas. Essa lista será incorporada por todas as abas de lançamento mensal posteriores;
  5. Orçamento pessoal e familiar 2010: movimentações do mêsNa aba M1, mês de janeiro, destinamos uma coluna para o saldo do ano anterior. O saldo anterior nos demais meses será obtido a partir das informações da aba imediatamente anterior.
  6. Para o lançamento das movimentações, basta adotar os seguintes princípios:
    • entradas: todas as receitas ou transferências que entram em uma conta. Preencha a data, a descrição, coloque o código da conta (ex.: CC1) na coluna ENTRADA e o valor na coluna ao lado;
    • saídas: todas as despesas, pagamentos ou transferências que saem de uma conta. Preencha conforme o item anterior, mas digite o código da conta na coluna SAÍDA. Opcionalmente, atribua na coluna CODIGO, o código da despesa, conforme a tabela ACOMPANHAMENTO DE DESPESAS. Assim, as saídas ficarão agrupadas por tipo de despesa;
    • transferências: no mesmo lançamento há uma conta que cede (SAÍDA) e uma que recebe (ENTRADA) um mesmo valor. Por exemplo: transferir R$ 50,00 da conta CC1 para a conta INV1. Preencha os dados da transferência atentando para digitar o código da conta de SAÍDA e de ENTRADA corretamente.
  7. A essa altura, você já deve estar ansioso(a) para montar seu próprio orçamento. Então, divirta-se!


Baixar gratuitamente

Orçamento familiar e pessoal – versão 1