Nova versão da planilha de acompanhamento de perda de peso (2011)

Aproveitando a inauguração de nosso mais novo site, estamos publicando uma nova versão da planilha de acompanhamento de perda de peso, uma das mais procuradas em nosso site há mais de dois anos.

Cuidar da saúde vem sendo uma preocupação de muitos de nós. E não estou falando apenas da sociedade da malhação. Às mais do que conhecidas academias, acrescentam-se também várias atividades desportivas outdoor, como passeios de trilha, corridas de rua, competições de orientação, canoagem etc., alternativas interessantes e cada vez mais acessíveis para manter o corpo e a mente saudáveis.

Para quem está acima do peso por falta de uma boa educação alimentar, além das atividades físicas, são várias as dietas passadas de colega para colega, de revista em revista, algumas vezes sem os devidos acompanhamento e orientação médicos necessários. Substitutos alimentares, rações humanas, dietas de pontos, dia da fruta etc. todo esse esforço está funcionando para você?

Então, que tal lançar sua evolução em uma planilha para acompanhamento de perda de peso com registro de exercícios aeróbicos?

A nova versão está mais simples de preencher. Foi projetada para que você até imprima e vá completando fora da tela do computador, se preferir. Ao final de cada semana, você pode lançar os resultados na planilha e acompanhar os gráficos com seu desempenho.

Gostou? Então aproveite e baixe já a sua versão.

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Algumas aplicações

  • Indicada para qualquer pessoa que esteja disposta a acompanhar a variação de seu peso periodicamente, por até 12 meses, praticando exercícios aeróbicos ou através de dietas saudáveis sob orientação médica;
  • Ou, ainda, para pessoas que estejam com problemas de obesidade e correlatos — devidamente acompanhadas por médicos e demais profissionais de saúde — que gostariam de ter onde registrar os resultados de seu tratamento.

Como utilizar a planilha

A planilha de acompanhamento de perda de peso 2011 é muito simples de usar. Confira as instruções abaixo:

  1. Antes de mais nada, preencha os quatro primeiros campos (figura 1): DATA INICIAL, PESO INICIAL, PESO DESEJADO, META ATUAL. A diferença entre o campo peso desejado e a meta atual é que o primeiro diz respeito a um referencial que você deseja alcançar no médio ou longo prazos, enquanto a meta é algo que você pretende alcançar em breve;

    Figura 1 - Preenchimento de campos iniciais da planilha

    Figura 1 – Preenchimento de campos iniciais da planilha

  2. Logo abaixo dos campos iniciais, você encontrará dois gráficos: ACOMPANHAMENTO SEMANAL DA VARIAÇÃO DE PESO DIÁRIA e ACOMPANHAMENTO MENSAL DAS PESAGENS DIÁRIAS. Observe que, nos dois casos, os valores aplicados nos gráficos são médias semanais e mensais, respectivamente;
  3. No gráfico de ACOMPANHAMENTO SEMANAL DA VARIAÇÃO DE PESO DIÁRIA (figura 2), você acompanhará as variações em quilogramas (kg) para mais ou para menos. Aumentos de peso serão exibidos como barras negativas vermelhas, enquanto as perdas de peso serão verdes e positivas;

    Figura 2 - Gráfico de acompanhamento semanal da variação de peso diária

    Figura 2 – Gráfico de acompanhamento semanal da variação de peso diária

  4. Já o de ACOMPANHAMENTO MENSAL DAS PESAGENS DIÁRIAS (figura 3) exibirá o seu progresso ao longo dos meses, em relação aos referenciais configurados no início da planilha (peso inicial, peso desejado, meta atual). Ao atualizar a sua meta, a linha amarela será reposicionada nesse gráfico;
    Figura 3 - Gráfico de acompanhamento mensal das pesagens diárias

    Figura 3 – Gráfico de acompanhamento mensal das pesagens diárias

    Uma pessoa atualmente pesando 100kg e precisando perder 20kg pode colocar como primeira meta chegar aos 95kg e depois abaixar para 90kg, 85kg, 82kg etc.

  5. Os gráficos apresentados são seguidos por uma lista de 365 dias. O primeiro dia coincide com a data que você determinou no início da planilha. A partir de então, você pode alimentar os dados com apenas o seu peso diário ou preencher o histórico de campos de exercícios aeróbicos. A indicação dos campos opcionais, obrigatórios e automático está no topo do cabeçalho da lista (figura 4);

    Figura 4 - Preenchimento dos lançamentos diários de pesagens e exercícios aeróbicos

    Figura 4 – Lançamentos diários de pesagens e exercícios aeróbicos

  6. Com base no campo PESO TOTAL informado, as colunas VARIAÇÃO RELATIVA (diferença entre as pesagens) e VARIAÇÃO TOTAL (diferença entre o peso inicial e a pesagem diária) serão calculadas (figura 5).

    Figura 5 - Cálculo automático da variação relativa e variação total

    Figura 5 – Cálculo automático da variação relativa e variação total

 

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Acompanhamento da perda de peso – versão 2