Planilha para controle de estoque semestral de produtos

Essa postagem é para você que está pensando em abrir ou já iniciou um pequeno negócio para complementar a renda familiar e precisa de uma ferramenta simples para fazer o registro e acompanhar o estoque de até 640 produtos por um período de 180 dias.

Campeã de solicitações em nossa seção Entre em contato, a planilha de controle de estoque é fruto da reunião de várias sugestões de nossos visitantes, organizadas de acordo com aquilo que entendemos servir para a maioria dos usuários.

E tem mais uma boa notícia: desde março/2012 essa planilha vem sendo disponibilizada totalmente desbloqueada e gratuita sob a licença de uso Creative Commons v.3.

Algumas aplicações

  • Indicada para o controle de estoque de pequenos lojistas e comerciantes dos mais diversos segmentos de mercado: artigos esportivos, roupas e acessórios, bebidas, produtos de limpeza, artesanatos, eletrônicos e produtos importados em geral etc.;
  • Também pode ser útil para pequenos empreendedores que precisem contabilizar sua produção artesanal e as encomendas recebidas;
  • Além disso, pode ser utilizada por empresas para acompanhamento do consumo de material de escritório e realização de pedidos junto ao fornecedor com antecedência.

Como utilizar a planilha

  1. Ao abrir a sua planilha, na aba chamada PAINEL você identificará duas áreas principais: ALERTAS DE ESTOQUE e RESUMO DE ESTOQUE POR PRODUTO.
  2. Esse PAINEL lhe servirá para cadastro dos itens, configuração dos estoques mínimos e acompanhamento dos alertas em uma única aba.
  3. Para começar a utilizar, basta incluir os seus produtos diretamente na tabela de estoque, conforme a Figura 1.

    Figura 1 - Lista de produtos para controle de estoque (até 640 itens)

    Figura 1 – Lista de produtos para controle de estoque (até 640 itens)

  4.  Observe na Figura 1 que antes da coluna ESTOQUE, que revela o estoque mínimo definido e o estoque atual, há uma coluna de GRUPO DE ESTOQUE.
  5. Desenvolvemos essa funcionalidade para que o usuário possa definir diferentes estoques mínimos de acordo com sua necessidade. No exemplo preenchido da Figura 2, perceba os diferentes grupos criados e os respectivos valores de estoque mínimo.
  6. Ao associar um item da lista de produtos ao grupo 02 – CAMISAS ESPORTIVAS, por exemplo, qualquer item que ficar com estoque menor ou igual ao estoque mínimo será sinalizado com a cor vermelho e figurará entre os produtos da área de alertas de estoque.

    Figura 2 - Criação de até 32 grupos de estoque mínimo

    Figura 2 – Criação de até 32 grupos de estoque mínimo

  7. Veja como ficaria a área de ALERTAS DE ESTOQUE à medida que os itens forem sendo retirados do estoque. Cada código de produto abaixo é clicável e automaticamente lhe direcionará para a linha exata do item selecionado. Ou seja, o código “ABH230481H” do exemplo abaixo lhe levará para a linha 5 da lista de estoque (Figura 1).

    Figura 3 - Área de alertas de estoque para até 40 produtos simultâneos

    Figura 3 – Área de alertas de estoque para até 40 produtos simultâneos

  8. As entrada e saídas de estoque, no entanto, são lançadas e acompanhadas em outra aba. Para visualizar o gráfico de acompanhamento e o histórico de entradas e saídas de cada item, acesse a aba LANÇAMENTOS (Figura 4a).

    Figura 4a - Visão geral da aba de gráfico e histórico

    Figura 4a – Visão geral da aba de gráfico e histórico

  9. Para cada item informado na aba PAINEL, você encontrará espaço para realizar até 180 lançamentos de entradas e saídas diários, conforme Figura 4b.
  10. Caso você tenha algum saldo de um item anterior à data inicial de acompanhamento, basta informá-lo no campo SALDO ANTERIOR.
  11. Clicando no link do CÓDIGO do produto, você retornará para a linha exata do item na aba PAINEL, para acompanhar os alertas numéricos ou editar alguma informação inicial.

    Figura 4b - Registro de entradas e saídas diárias no estoque por item

    Figura 4b – Registro de entradas e saídas diárias no estoque por item

  12.  A data inicial define o início da contagem dos 180 dias:

    Figura 5 - Como definir a data de acompanhamento inicial

    Figura 5 – Como definir a data de acompanhamento inicial

  13.  Você deve ter percebido a existência de um gráfico que acompanha todos os 180 dias de um determinado item. Bom, para utilizá-lo para acompanhar graficamente o histórico de qualquer item, basta informar o número do item desejado.
  14. Automaticamente, os lançamentos de entradas e saídas para esse item especificado serão exibidos no gráfico lateral e os dados básicos do produto serão carregados à esquerda do gráfico (Figura 6a).
  15. Para pular para uma data específica no gráfico, basta indicá-la no menu OPÇÕES DE CONSULTA. Voltaremos a essa funcionalidade em instantes (tópico 17).

    Figura 6a - Como definir o produto a ser exibido no gráfico de entradas e saídas

    Figura 6a – Como definir o produto a ser exibido no gráfico de entradas e saídas

  16.  Este é o gráfico padrão, que acompanha o histórico diário ao longo dos 180 dias disponibilizados pela planilha. Observe a linha do estoque mínimo, a curva de entradas e saídas de produtos e as barras de estoque atual.

    Figura 6b - Exibição do gráfico de histórico

    Figura 6b – Exibição do gráfico de histórico

  17.  Ao clicar no link EXIBIR GRÁFICO DO ITEM X NA DATA Y (Figura 6c), a célula que corresponde ao item selecionado e à data de consulta será focalizada.

    Figura 6c - Link para ir para o registro de estoque da data da consulta

    Figura 6c – Link para ir para o registro de estoque da data da consulta

Conheça também


Baixar gratuitamente

Controle de estoque semestral de produtos