Simule propostas de empréstimo pessoal do tipo CDC e escolha a melhor opção

Você já precisou de um empréstimo pessoal ou tem recebido propostas aparentemente imperdíveis de Crédito Direto ao Consumidor (CDC) do seu banco?

Nas últimas semanas, recebemos pedidos de planilhas para simular condições de empréstimo do tipo CDC, utilizando como referência o custo total da operação, pois algumas instituições financeiras têm gerado muita confusão para os clientes oferecendo taxa de juros de menos de 3% ao passo que seu custo efetivo total passa dos 6%.

Na prática, a taxa efetiva é maior que a taxa de juros informada porque outros encargos, tarifas de administração, opções de seguros, IOF, estão incidindo além dos juros, fazendo com que parte do dinheiro emprestado seja comprometida em outros serviços e também onere a operação.

Em outras palavras, o valor efetivamente creditado  ao consumidor para quitar um dívida ou para adquirir um bem pode ser bem menor do que ele esteja esperando, e, pior, a dívida contraída pode incorporar o financiamento a médio prazo de despesas não voluntárias relativamente altas vinculadas à operação.

Para auxiliar o consumidor na hora de escolher a melhor proposta de empréstimo, o BACEN editou uma resolução que obriga os bancos a determinarem claramente o Custo Efetivo Total (CET) de suas operações de crédito. Trata-se de uma taxa que relaciona o valor que será pago à instituição financeira pelo consumidor e o total efetivamente creditado pelo banco. Quanto maior a parcela de encargos, tarifas e outros serviços embutida no empréstimo, maior o seu custo efetivo.

Você pode consultar mais detalhes sobre como o CET funciona aqui.

A planilha de simulação de empréstimo pessoal tipo CDC permite que você registre até seis propostas de empréstimo pessoal e avalie o CET em cada opção. Ela sinaliza a opção de menor custo e, a partir daí, você poderá se concentrar em considerar outros elementos da proposta, como: se o valor da parcela proposta cabe no seu orçamento, se o valor do bem atualmente se aproxima do total da dívida contraída, se o prazo da dívida a contratar não irá manter indisponível uma parte de suas receitas por muito tempo etc.

Depois, transporte os dados da proposta escolhida para simular o seu empréstimo e acompanhar amortizações e saldo devedor atualizado para até 240 parcelas mensais. Essa visão lhe será bastante útil para o caso de você precisar quitar ou renegociar a dívida, a partir do conhecimento prévio e bem aproximado de seu saldo devedor.

Principais funcionalidades

  • registro de propostas de empréstimo pessoal;
  • indicação de proposta de menor CET;
  • registro de informações da proposta selecionada;
  • análise da taxas de juros e do CET;
  • comparação do custo da dívida e desconto de inflação;
  • acompanhamento de parcelas por data de vencimento, com total amortizado e saldo devedor a valor presente.


Baixar gratuitamente

Simulador de crédito pessoal (CDC) com análise de custo efetivo